quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Super Mama Djombo – Sol Maior para Comandante

10 anos após a independência da Guiné-Bissau e 10 anos após o assassinato do fundador do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e também Comandante da luta de libertação, Amílcar Cabral, os Super Mama Djombo – provavelmente a maior banda guineense alguma vez surgida – apareceram com Sol Maior para Comandante, em 1983.

O álbum, de apenas duas músicas, cada uma delas rondando os 17 minutos, narrando a epopeia de Amílcar Cabral, é das experiências musicais mais ousadas e mais gratificantes de toda Música Africana. Uma obra-prima. Sol Maior para Comandante rivaliza com Live! de Fela Kuti com Ginger Baker no catálogo da Afro-Psicadelia. Tremendamente poderoso e inspirador. Sinistro e infectante.

Na semana do 88º aniversário do nascimento de Cabral (12 de Setembro de 1924) e mês do 39º aniversário da independência da Guiné-Bissau (24 de Setembro de 1973), Sol Maior para Comandante para toda gente, uma das mais imponentes obras-primas africanas.


por Niosta Cossa



Um comentário:

  1. sem palavras para descrever tamanha admiração por esta orquestra - super mama djombo. sou guineense, do final dos anos 80. estas duas musicas, simplesmente sao as melhores que alguém/grupo fez ate hoje e com certeza para sempre... " as maiores obras-primas afrikanas.

    ResponderExcluir