quinta-feira, 14 de junho de 2012

Eusébio “Zeburane” Tamele – Músicas de Zeburane



O grande Zeburane. Genial compositor de Música Moçambicana, o tal de quem se diz ter sido bluesman e também à quem se atribui inspiração nas cantigas de escárnio e mal-dizer e nas cantigas de amigo (http://wwwnantchite.blogspot.com/2009/04/eusebio-johane-tamele-um-trovador-e.html).

Portanto, a sua origem ou a sua natureza, essa é a particularidade da música de Zeburane. De Zeburane e não só; de todos os artistas moçambicanos que ajudaram a moldar e definir a Música Ligeira Moçambicana; pois, se os que vieram após eles inspiraram-se neles (Zeburane e companhia), e eles?, em quem se inspiraram?

As duas músicas deste pacote – “Bava A Nga Pswalanga” e “Tsunela Seyo” –, se não respondem cabalmente, pelo menos, deixam uma sugestão do que é a resposta.

Quanto ao facto de Zeburane ser bluesman, essa é uma questão debatível (e falseável). Zeburane é bluesman ou o Blues derivou de ritmos africanos, exactamente esses ritmos que Zeburane canta? Se, por um lado, “Bava A Nga Pswalanga” é marcadamente “blues”, por outro lado, não se pode negar que essa música e “Tsunela Seyo” têm a mesma origem. Basta escutar-se as duas músicas e apanhar-se a cadência e andamento do baixo. A primeira apenas é, de alguma forma, mais lenta do que a segunda, entretanto, reduzindo-se a velocidade da segunda ou acelerando-se a primeira, conclui-se que são o mesmo ritmo, e que não são Blues, mas, sim, pura Música Moçambicana.

Em relação à conotação da sua temática com as cantigas de escárnio e mal-dizer e com as cantigas de amigo, essas, são inegáveis. Embora não se possa descartar que Zeburane apenas fosse um artista pornográfico e não um educador da sociedade. Afinal, os artistas são artistas, não são educadores da sociedade como os moçambicanos querem ou contam que sejam.

De qualquer das maneiras, Zeburane éra um artista genial, profundo, e dos mais estimulantes que Moçambique gerou. Fora as suas origens, estas duas músicas são duas obras-primas da discografia moçambicana.


por Niosta Cossa


Um comentário: