quinta-feira, 10 de maio de 2012

Alfredo Mulhui – Se U Khohlwile


Definitivamente, os álbuns da Música Ligeira Moçambicana, com excepção de pouquíssimos, não são de fácil travessia. Se U khhlwile, de Alfredo Muhlui é mais uma prova disso. Não é fácil.

Ainda que Alfredo Mulhui fosse assumidamente um artista de Reggae, Se U Khohlwile tem pouco de Reggae. É mesmo um álbum da Música Ligeira Moçambicana.

E, no álbum, o Gigante de Manjacaze – como uma vez o apelidou o extinto jornal O Campeão – incluiu aquela que talvez seja a sua melhor música, a que dá título ao álbum. De seguida, por via do alinhamento desastroso que se deu ao álbum, aparecem duas músicas lentas e mortas – a balada “Paulina” e a reggae “Quero Você” –, que realmente não colaboram para a compreensão do álbum. Não que as músicas sejam más – a primeira, aprticularmente, é boa –, é que estão na posição errada e dificultam a audição deste Se U Khohlwile – uma das características dos álbuns da Música Ligeira Moçambicana, infelizmente, é a desorganização e o desastre que são o alinhamento (e o trabalho gráfico e a maneira, pouco séria, com que se aborda a ficha técnica) dos álbuns.

Apesar das falhas e da desorganização, sem esquecer o facto de este não é o melhor Alfredo Mulhui, Se U Khohlwile consegue ser um bom álbum.

Vale por momentos como “Se U Khohlwile”, “Mundhavazane”, “Ungahembi” e “Leonor”. E vale também pelos ataques de Alfredo Mulhui  ao pai (em defesa da mãe) – numa altura em que, em Moçambique, ainda não se falava (com tanto ruído e alarme) sobre a Lei da Família nem sobre a violência doméstica.


por Niosta Cossa

http://www.mediafire.com/?la6a015uhe1co0x

Um comentário:

  1. musica de raiz estas de parabens, poracaso ando a procura de musicas do Mario Timane se tiveres agredecia que postasses.

    ResponderExcluir