sexta-feira, 6 de julho de 2012

360 Graus – Músicas dos 360 Graus



O grupo de Hip-Hop que saiu da Coop para o topo do Hip-Hop Moçambicano. Grupo de Mic B e Ell Puto, os produtores, que, entre outras associações e ramificações, contava nas suas fileiras com os talentosos Denny OG e Suky, os fantasiosos Bala de Prata e Dinomite e Dygo Boy, o excelente Chamil, a adorável Julie e o, na altura, muito promissor Hernani, dominou e mudou o Hip-Hop feito em Moçambique, entre os anos de 2003 e 2005.

Eram bons demais. Inventivos e cheios de sedução. Muito disciplinados comercialmente, pops no verdadeiro sentido, com bons sentidos para fazer um coro fácil e envolvente, letras apelativas e músicas altamente sucintas, num coro-verso-verso estonteante.

Entre os 3 grandes grupos que, no início da década 2000, abriram caminho para o Hip-Hop, em direcção ao mainstream – Gpro, Trio Fam e 360 Graus –, os 360 Graus, contrariamente à Gpro, não tinham letras profundas, e em oposição aos Trio Fam, não tinham a intenção de ser levados à sério. Com os 360 Graus, a ideia éra fazer um hit e mover-se para o próximo.

Eles foram os inventores e expoentes máximos do sub-género hip-hop que em Moçambique ficou conhecido como Bounce – este sub-género, musicalmente, distingue-se pelas suas batidas leves, ressoantes, amigáveis, com claras intenções de apelar à dança; pelas suas letras nada sérias, fantasiosas; e seus executantes, normalmente, apresentam atitudes frescas, mimadas e poses de milionários.

As músicas/singles presentes neste pacote – que os 360 Graus lançaram na primeira metade da década 2000 –, são um dos melhores conjuntos de música festiva de toda a Música Moçambicana. Lado a lado com Independance e Marrabenta Piquenique, ambos da Orquestra Marrabenta Star de Moçambique, estas músicas dos 360 Graus são o melhor conjunto de músicas de dança do catálogo musical moçambicano.

Ao todo, são 10 músicas, 10 grandes músicas. Começa com o single de assalto “Six O”, que os firmou como uma grande força do Hip-Hop de Maputo, e termina com “Vamos Tchilar”, o seu último grande single, do álbum Selecção Nacional. Pelo meio, estão “Não Podes Ser Assim”, que originalmente apareceu no álbum Manicómio Vol. 1, de Suky, “In tha House”, de Bala de Prata, “Não Paro o Flow”, de Chamil, e aquela que é, provavelmente, a música que mais sucesso fez no Hip-Hop Moçambicano, “Dinomite Está Zangado”, de Dinomite, uma obra-prima perversa, divertida, com composição superiomente feita, letra falaciosa e sedutora, um canto lento e entorpecente, e refrão altamente fantasioso e envolvente.

Os 360 Graus, posteriormente, lançaram Selecção Nacional, mas este álbum não tinha a mesma força nem a mesma fantasia nem a mesma criatividade das músicas que fizeram a fama do grupo – reunidas neste pacote de 10 músicas. Depois, ramificaram-se, alguns membros sairam, outros entraram. E, eventualmente, o grupo desbaratou-se.

Mas o seu legado ficou e ficará para sempre. Foram eles que inventaram o Bounce. E foram eles que, no Hip-Hop de Moçambique, popularizam a moda de dizer os nomes dos membros dos grupos e dos produtores das músicas nas partes iniciais e finais das músicas. Um grande grupo! Um grande legado!


por Niosta Cossa




http://www.mediafire.com/?374zbp092ipd29t

20 comentários:

  1. good godd....gostaria de ter o album "Selecao Nacional"...he possivel ter o link?

    ResponderExcluir
  2. Ya, tenho o "Selecção Nacional", mas, como estou ainda a procura da capa do álbum ainda não o postei. No entanto, se o quiseres, dá-me o teu e-mail, vou enviar-to.

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem gostaria de ter o album selecao nacional! Peco o Link, o meu email e leonelcdengo@gmail.com hugz

    ResponderExcluir
  4. ola! pessoal eu tambem precizo dessas musicas... please quem tiver piode me passar please

    ResponderExcluir
  5. ola! pessoal eu precizo dessas musicas quem tiver por favor pesso o link

    ResponderExcluir
  6. yazdejesus@gmail.com ... quem ainda tiver as songz da three sixty peço que envie. Só me sobrou a "SixO"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRAND GRUPO KI FIOU PRA HISTORIA,ATE HOJE CURTO SONG DEXE GROPO.

      Excluir
    2. GRAND GRUPO KI FIOU PRA HISTORIA,ATE HOJE CURTO SONG DEXE GROPO.

      Excluir
    3. GRAND GRUPO KI FIOU PRA HISTORIA,ATE HOJE CURTO SONG DEXE GROPO.

      Excluir
  7. adoraria ter o album dos pioneros do hip hop moz old school
    eddyweezy35gb@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. boa tarde peco que me envie o álbum Seleccao Nacional para este email ivandenilson91@gmail.com

    e se tiver o primeiro album do Denny Og "Ate que a morte nos separe "

    ResponderExcluir
  9. sempre me amarei nos 360 graus infelizmente não tenho o álbum seleccao nacional! peco no e-mail: ulembe@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. sempre me amarei nos 360 graus infelizmente não tenho o álbum seleccao nacional! peco no e-mail: ulembe@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Alguem aí para para mim?
    Yazaldeg@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Alguém tem as músicas da 360 graus??

    ResponderExcluir