quinta-feira, 14 de junho de 2012

Avelino Mondlane – Uniukuele



Na capa do álbum Rima a Nsimo Yawena, de 1994, editado pela RM, escreve-se que “Avelino Mondlane é rotulado pelos críticos e apreciadores da música ligeira moçambicana como ROMÂNTICO , só que Avelino não é apenas isso. Ele é um dos cantores, compositores e intérpretes moçambicanos com mais experiência nos temas de cariz social. De resto, não é fácil demarcar nas suas canções, a barreira entre o amor e os problemas sociais que dilaceram os lares”. E se escreve com conhecimento profundo da obra do artista.



Definitivamente, aquela afirmação é que melhor resume a temática e a orientação musical de Avelino Mondlane, um artista que procura pureza e sentimento nos lares e/ou relacionamentos e que realça o amor e o perdão como caminhos para a felicidade e harmonia social.

Rima a Nsimo Yawena é a sua obra-prima, no entanto, este Uniukuele, de 2002, é um bom álbum. A produção sombria de Humbe Benedito, para o bem e para o mal, acaba dando sentido às composições de Avelino Mondlane. E músicas como a que dá título ao álbum, “Mutxela Ussiwana” e “Amutxai” valem repetidas audições.

por Niosta Cossa
 

 http://www.4shared.com/rar/B5vavdVD/AM_-_U__2002_.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário