quinta-feira, 14 de junho de 2012

Elvira Viegas – The Best of Elvira Viegas (Venho de Longe)


A carreira de Elvira Viegas dentro da Música Ligeira Moçambicana é ímpar. Dentre todos os artistas conotados com aquele género é a mais distinta. E entre as 3 grandes divas da Música Ligeira Moçambicana, Zaida Chongo, Elsa Mangue e ela (Elvira Viegas) – se considerarmos que Mingas sempre esteve mais na “Música Moçambicana Internacional” do que propriamente na Música Ligeira Moçambicana – ela é a mais consciente e mais serena.

Ao estilo pomposo e escandaloso de Zaida Chongo e à natureza depressiva-autodestrutiva de Elsa Mangue, Elvira Viegas opõe consciência e serenidade e sobriedade.

Dentro da crença e prática moçambicana da arte como uma arte educativa, Elvira Viegas é quem mais se destaca. A Música Moçambicana sempre foi rica em artistas loucos, extravagantes, rebeldes, desesperados, provocadores, moderados, conservadores, temperados e, ultimamente, engraxadores do poder político, enfim, sempre teve artistas de toda estirpe lírica e de atitudes variadas, mas nenhum chegou aos pés de Elvira Viegas como artista educadora. Elvira Viegas é única.

Tal qual é único o seu estilo, que mistura a Marrabenta e o Afro-Pop, criando um estilo suave, mas, forte, dinâmico e pulsante. Por outro lado, o canto dela, simplesmente, é o melhor (dentre o género feminino) que se encontra dentro da Música Ligeira Moçambicana.

Este The Best of Elvira Viegas, que, como sugere o título, apresenta as melhores de Elvira Viegas, não é simplesmente um exercício de recolha das melhores músicas da cantora, tal qual foram gravadas originalmente, para serem relançadas num único disco. As músicas foram regravadas para este álbum.

E nesta regravação as músicas são embaladas pelo som sombrio do teclado de Pipas, que, à entrega apaixonada de Elvira Viegas, acrescenta melancolia, deixando as músicas tensas, magníficas, em catarse, no entanto, no limiar da tristeza, da falta de ritmo e da pregação de Moral, e só lá não caem graças aos outros executantes, Stélio Zoe, Carlitos Gove Manuel de Jesus, Sacre, Pacha Viegas e o grande Sox, que mantém a música viva e focada. Fantástico! Assombroso!

Ainda em relação aos artistas, finda a audição deste The Best of Elvira, fica-se com uma certeza: Sizaquiel e Jenny são grandes vocalistas de apoio.

Um grande disco este.


por Niosta Cossa





http://www.mediafire.com/?bbmtqqgq2jpyjr8

Nenhum comentário:

Postar um comentário