quinta-feira, 26 de abril de 2012

Peta Teanet – King of Shangaan Disco


O melhor momento de Peta Teanet e o ponto mais alto da sua carreira. A sua contribuição definitiva para o Shangaan Disco. Obra sublime e incomparável, recheada somente de grandes músicas. E também a sua despedida, com graça e estilo, do mundo dos vivos e a consumação dos seus talentos ímpares. Trágico e, ao mesmo tempo, uma reafirmação da vida sobre a morte.

O que tornou este álbum trágico foi o assassinato de Peta Teanet após sua concepção, facto que ele prevê e canta no álbum em duas faixas seguidas. Em “Mbilu Yo Biha”, fala de alguém à quem ensinara sobre a vida e que, no momento, queria tomar sua vida. “Andi Vileli” é praticamente a sua carta de despedida, onde canta que, não tem dinheiro, não tem pai, não tem mãe, não tem mulher, não tem filho, por isso, se morrer, ninguém sentirá sua falta.

King of Shangaan Disco é um álbum paranóico, cheio de medos, obscuro, habitado por demónios e fantasmas do autor. Ainda na abertura do álbum, “Xizambani”, já Peta Teanet está paranóico, cantando sobre os que queriam apossar-se do que éra dele. Em “Khoma Masseve”, quer apressar o seu casamento com a mulher que ama, pois, desconfia que, se demorar, a amada será tomada pelos que têm mais posses e/ou estudos do que ele.

O único momento de esperança e luz do álbum vem com “Vana”, onde procura reconfortar-se com a ideia de que os filhos vão (iriam) amparar-lhe quando crescerem (crescessem).

King of Shangaan Disco éra poderoso demais quando apareceu à meio da década 1990 e assim mantém-se. Dos 3 álbuns incontornáveis do Shangaan Disco – os outros são Shaka Bundu e Madala –, provavelmente o melhor seja mesmo este álbum do grande Peta Teanet. O verdadeiro king do Shangaan Disco.


por Niosta Cossa


http://www.4shared.com/rar/uuS7Pw6r/PT_-_KoSD.html

Um comentário:

  1. Obrigado amigo para esses materiais para continuar saudações editoras e muitos mais ...

    ResponderExcluir