quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fany Mpfumo – Nyoxanini


O homem que foi coroado Rei da Marrabenta ou a colectânea das suas melhores músicas. Seja uma ou outra coisa, o adjectivo é o mesmo: uma preciosidade. O álbum, contendo 18 clássicos indisputados de toda a Música Moçambicana, é uma obra-prima.

Fora os discos próprios que veio a gravar, neste disco se pode perceber porquê Alexandre Langa é um dos maiores guitarristas moçambicanos – se não for o maior. A técnica e o estilo são únicos; o som da guitarra é dos mais facilmente reconhecíveis na Música Moçambicana; aliás, o seu vocabulário guitarrístico tornou-se a base do que veio a ser conhecido como Música Ligeira Moçambicana. Éra muita qualidade junta para que não se produzisse ouro e magia: Alexandre Langa e Fany Mpfumo.

Tal qual em todos os grandes compositores moçambicanos, o desespero, a frustração, o abandono se manifestam pela música de Fany Mpfumo. O velho Mpfumo, como compositor éra brilhante e imaginativo; éra um grande criador e contador de estórias; porém, éra simples e imediato. Entretanto, o canto sincero e sentido do velho e a guitarra de Alexandre Langa conferiam toda profundidade possível à músicas simples, curtas e imediatas.

 Este disco, do início ao fim, é repleto de clássicos. “King Marracuene” (um ataque mordaz à Dilon Djindji, na “disputa” do pelo título de Rei da Marrabenta) é uma obra-prima absoluta: provocadora, densa, vibrante, chocante; ainda hoje afecta à quem a escute e perceba. A interpretação que é dada à “Hodi” é fabulosa e incomparável. “Mabuno”, “Dambu Dri Pelile” e “Nita Kukhoma hi Kwini” são geniais. “Hunga Hlupheki” é uma balada linda, uma jura de amor simples mas que desarma os corações. “Nyoxanini”, que acaba dando título à colectânea, é outra obra-prima; música triste que exorta à alegria. “A Vasati va Lomu” é brilhante, tal qual “Bata Famba ba Ndrisiya”, “A Lirhandru” e “Nichelelani”.

Enfim, este é o disco definitivo do homem-careca mágico, filho de Jeová – como o próprio se auto-intitulou.


por Niosta Cossa

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário