quinta-feira, 5 de abril de 2012

Jorge Ben - África Brasil


Embora Jorge Ben já tivesse levado a imaginação e a criatividade tão longe, na companhia de Gilberto Gil, no álbum Ogum Xangô, e já tivesse mexido com sonoridades africanas nesse mesmo álbum, África Brasil é simplesmente fantástico e espantoso, para além de inesperado.

Num álbum que soa e lembra África ao longo dos seus 40mins, as referências à África e/ou aos negros não se ficam pela sonoridade e pelo título apenas. “Umbabarauma” é um ponta de lança africano, goleador, que levanta estádios – premonição da aparição, na década de 2000, de Samuel Eto’o e Didier Drogba. “Hermes Trismegisto Escreveu” é sobre as 15 Leis Hermêticas do Universo atribuídas ao sábio/deus egípcio Hermes Trismegisto, recriada superiormente da música do álbum A Tábua de Esmeralda, “Hermes Trismegisto e a Sua Tábua de Esmeralda”. “Cavaleiro do Cavalo Imaculado” é um poema estranho, fantasioso, à Jorge Ben, sobre um ministro de toda África. A música que dá título ao álbum é uma recriação (ainda melhor) da música “Zumbi”, também do álbum A Tábua de Esmeralda (de 1972) – é sobre Angola do período da escravatura e uma homenagem à Zunbi dos Palmares, líder brasileiro de resistência contra a escravatura. “Xica da Silva” é a (famosa) história da escrava negra que virou senhora do Tijuco (actual Diamantina, Minas Gerais) – já foi adaptada para a televisão, em 1996, pela Rede Manchete (com o papel de Xica a ser desempenhado por Taís Araújo); para o cinema, por Cacá Diegues, aliás, esta música de Jorge Ben foi composta para o filme de Diegues (estrelado por Zezé Motta) e para as produções pornográficas pela produtora movida à prazer As Panteras (Xica interpretada por Cleo Menezes).

Mas nem tudo é sobre África. Tem a rendição à Zico (“Camisa 10 da Gávea”) e exaltação de “Taj Mahal” (ou da história por detrás da sua construção).

É o álbum definitivo de Jorge Ben, uma mistura de Samba com o Mbaqanga sul-africano e o Afrobeat de Fela Kuti. “Esse é o apogeu e o fim, ambas as coisas rolaram meio que simultaneamente. ‘África Brasil’ um dos álbuns mais incríveis de toda a discografia brasileira lançado em 1976… A partir desse álbum tanto musicalmente quanto graficamente os discos de Jorge nos deixaram a desejar” (http://sacundinbenblog.blogspot.com/2007/10/jorge-ben-frica-brasil_28.html). Aparece no livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, de Robert Dimery.


por Niosta Cossa

http://www.mediafire.com/?b38wzj1q850wwb3

Nenhum comentário:

Postar um comentário