quinta-feira, 29 de março de 2012

Eyuphuro – Mama Mosambiki



Mama Mosambiki, o álbum de estreia da banda nampulense Eyuphuro, é o álbum moçambicano mais homogéneo e mais imaculadamente trabalhado.

À primeira, parece um álbum acústico simples, bem tocado e lindamente cantado; uma bela evocação de Nampula. Contudo, Mama Mosambiki é simples apenas na aparência (e na instrumentalização). É um álbum difícil, complicado, profundo, meticulosamente trabalhado.

Quando se presta atenção à maneira como as guitarras são tocadas, o toque denso e detalhado; ao jeito como a percussão preenche a música, com os seus ritmos e breaks; a superioridade dos cantos, às harmonias vocais masculinas e ao canto de Zena Bacar, que é tão doce e dolorido quanto a vida; e ao baixo que, lá no fundo e despercebido, mantém a música pulsante e viva; apercebe-se da complexidade e portento da obra. Uma obra-prima da música moçambicana. Provavelmente o melhor álbum moçambicano até hoje gravado. Em qualidade de composição, execução musical e riqueza de detalhes, talvez só Katchume, Kudumba e Independance se comparem.

Só que Mama Mosambiki não tem só qualidade. É também intemporal, resiste ao tempo. O tempo passa – fazem mais de 20 anos desde a sua concepção – e o álbum mantém-se tão fresco e actual.

Sem músicas más, desde a brilhante abertura, com “Samukhela”, até ao desconcertante fecho, com “Nuno Maalani”, Mama Mosambiki é um álbum que não baraca. Um álbum perfeito, (de nível africano, e até mundial)!

Em Moçambique, depois de Mama Mosambiki, principalmente na década de 1990, apareceram grandes álbuns, álbuns que corroíam a alma, álbuns que reafirmavam a vida, álbuns que desafiaram os limites da música moçambicana, álbuns que mudaram paradigmas, mas nenhum foi tão distinto quanto Mama Mosambiki. Dentro da música moçambicana, Mama Mosambiki, de 1990, é único, algo inventado pelos Eyuphuro, sem paralelo nem anteriormente nem posteriormente. É a obra incontornável e inimitável do furação de Nampula.

por Niosta Cossa



http://www.4shared.com/rar/YIyEvo8n/E_-_MM__1990_.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário