sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Xidiminguana – Nilhayissi

O velho Domingos Honwana! Xidiminguana do Bairro Maxaquene, zona do Mercado Compone. Um dos melhores músicos moçambicanos, e dos mais puros artistas que este país viu nascer.

Originalíssimo. A sua Marrabenta é inconfundível, linear, cadenciada, dançável. E tem uma maneira única de fazer, colocar e narrar os textos de suas músicas. As letras são tão reais, brutais, directas, perversas, normalmente longas e livres, narradas com intensidade poética e densidade cinematográfica. O velho Xidiminguana é o melhor, o mais genial letrista moçambicano.

No álbum Nilhayissi, os talentos do velho explodem completamente. A produção de Yé-Yé e o som da J&B Recording inspirado no Shangaan Disco de Gazankulo acasalam perfeitamente com as composições do velho. E ele acaba fazendo algumas das suas melhores músicas.

Nilhayissi é uma obra-prima, uma autêntica obra-prima. Profundo e dançável. Xidiminguana livre no estúdio, alegre, a soltar sua imaginação. Um dos melhores álbuns da Música Ligeira Moçambicana.


NB: na cassete do álbum vem que o álbum é de 2003, no entanto, numa das músicas do álbum (“Lavuya Viola la Mina”), Xidiminguana narra um episódio em que lhe foi assaltada a viola, e ele refere-se ao sucedido como tendo acontecido “no dia 12 de Dezembro do ano passado, 2003”.


por Niosta Cossa




2 comentários:


  1. contribuição do amigo fantástico Niosta que você faz com esses álbuns tremendos espero que siga a publicar muito mais da Colômbia desejo-lhe muitos sucessos e lá eu estarei atenta às suas publicações, que são grandes informações com suas descrições em cada publicação simplesmente espetacular seu blog campeão de saudações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Wadys, sempre atento e sempre participativo. Obrigado, amigo, obrigado.

      Excluir