quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Djaaka – Mbhole Mbhole na Yona


Da Beira, no trilho deixado pelos Kapa Dêch chegou, em 2006, Mbhole Mbhole na Yona, dos Djaaka. Fulgurantemente, abrindo logo com a melhor música do álbum – que dá título ao mesmo – seguida por outras 3 músicas igualmente impressionantes.

O som dos Djaaka éra uma mistura complexa da música de David Mazembe, dos Kapa Dêch e do Chimurenga (e um tanto de Soukous). Não havia grandes inovações na música do grupo – que éra muito simples e directa, guiada por uma timbila e uma guitarra – nem grandes executantes a banda éra regular e tocava o suficiente para manter a música a andar – e as composições do Mbhole Mbhole na Yona não eram revolucionáriasa estrutura éra Pop, um verso-coro-verso estonteante, e as composições curtas e resumidas – mas havia muito entusiasmo e muita paixão e muita criatividade.

A banda éra homogénea e criou um som poderoso, sedutor o bastante para fazer de Mbhole Mbhole na Yona um álbum de sucesso, muito apreciado dentro e fora de Moçambique. Aqui, os Djaaka conseguiram o que, provavelmente os Kapa Dêch tentaram, sem sucesso, fazer em Tsuketani. Fazer música africana de raiz que pudesse ser apreciada no Ocidente, uma música que fosse moderna mas que lembrasse o passado e que fosse curta sem que caísse na banalidade.

Mbhole Mbhole na Yona é dos melhores, se não for o melhor, entre os álbuns moçambicanos aparecidos na década 2000.


por Niosta Cossa


http://www.4shared.com/rar/iVG8HZBE/D_-_MMnY__2006_.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário