quinta-feira, 12 de abril de 2012

Kandonga – Atenção: Desminagem!


O álbum que legitimou o cenário Underground no Hip-Hop moçambicano – o Underground, dentro do Hip-Hop moçambicano, é uma questão muito complexa; abordarei e explicarei o conceito no Tratado Sobre o Hip-Hop Feito em Moçambique. A obra que inspirou milhares de rappers moçambicanos. A obra-prima da Música Moçambicana gravada no estúdio Kandonga: Atenção: Desminagem!

Em 2003/4, apareceram 3 álbuns que mudaram e moldaram o que seria o Hip-Hop Moçambicano para o resto da década e para o início da década seguinte: Um Passo em Frente, Atenção: Desminagem! e Vida.

Dentre estes álbuns, Um Passo em Frente estava virado para o mainstream – tinha uma música calculada, leve, apelativa, comercializável (não confundir com comercial); foi um sucesso de vendas; mereceu divulgação ampla na imprensa; teve vídeos, que passaram regularmente nas televisões nacionais; gozou de conhecimento, aceitação e reconhecimento nacional; beneficiou de repercussão internacional; e os seus rappers tornaram-se estrelas após o álbum. Atenção: Desminagem! estava focado no underground – apresentava música descomprometida, rebelde, podre, sem apelo comercial e sem concessões; não teve vídeos (se teve, não foram divulgados); não sofreu divulgação fora do Circuito Hip-Hop; e não foi exactamente um sucesso de vendas. Vida éra uma síntese daqueles primeiros dois álbuns: continha ambos elementos, mainstream e underground – teve um single de grande sucesso (“Catorzinha”), que inclusive terminava, “comercialmente”, com Kuduro; porém, esteticamente, éra um álbum underground; entre os rappers, Lubengula éra mais mainstream e Young Lu éra mais underground; ainda assim, o álbum foi um sucesso (não exactamente de vendas, mas de aceitação e popularidade).

Cada um destes álbuns teve o seu impacto e influência. Atenção: Desminagem! deu origem e foi espelho para os álbuns (e grupos) underground. Centenas de álbuns, mixtapes, compilações, singles e grupos surgiram por conta de Atenção: Desminagem!, todos eles imbuídos da estética underground inaugurada neste álbum.

De essência, Atenção: Desminagem! é uma compilação das melhores (ou mais significativas) músicas gravadas no lendário estúdio Kandonga, que se situava num terraço do Bairro Malhangalene, Cidade de Maputo. Por consequência disso, é um álbum variado, díspar. No mesmo álbum encontra-se Fat Lara, Sociedade Anónima (nas suas variações Triplo 6 e Psycho Basement), Beat Crew e Face Oculta, artistas e grupos tão diferentes e distantes entre si em termos de agenda, ideologia, performance e forma de estar na música. No entanto, são essas variedade e disparidade que são o forte do disco, com cada participante a dar o seu melhor. Há tudo para (quase) todos os gostos underground – estranhamente não há Shackal. E, se Atenção: Desminagem! peca em alguma coisa, é mesmo na ausência de Shackal, um dos maiores ícones do cenário underground de toda a Música Moçambicana.

Os produtores executivos e directores artísticos do álbum escolheram eficazmente as músicas que fariam parte do álbum – as músicas têm produções que tendem a seguir ou a aproximar-se da mesma linha: produções secas, duras, alienadas – e incluíram introdução, skits e conclusão que ajudaram a fazer as transacções de música para música e, em última instância, unificaram o álbum.

Descontando aquele discurso maçador e vazio que se tornou recorrente no Hip-Hop underground moçambicano – onde ou só se fala de amor pelo Hip-Hop ou só se descreve as calamidades e atrocidades que vão abalando e afectando a vida do país, do mundo e das pessoas, como se nós precisássemos dos rappers para repararmos em tais assuntos –, o álbum é excitante. “A Fúria das Águas”, da Face Oculta, é, de longe, a mais madura e também a melhor música do álbum. “Parem a Violência”, da Squad Boss, é infinitamente inventiva, perversamente festiva e definitivamente brilhante, das melhores músicas moçambicanas. A Triplo 6 apresenta tudo que há de perigoso e fabuloso no Hip-Hop Underground Moçambicano, dando-nos uma visão tenebrosa e, ao mesmo tempo, sedutora de si mesmos e do ambiente musical de Maputo. E, para finalizar tudo, e em grande, Ivan O Terrível e Olho Vivo pariram, à custa de inspiração e talento, um spot genial para divulgação do estúdio Kandonga que é usado como conclusão do álbum.

Atenção: Desminagem! é um grande álbum, poderoso e inspirador, um fabuloso registo da “voz que nunca deve ser censurada, a juventude”. Um marco na História da Música Moçambicana.


por Niosta Cossa


http://www.4shared.com/rar/3NeYrR3B/K_-_AD__2003_.html

Um comentário:

  1. COMO SE PUEDE CONSEGUIR ESE DISCO?
    DESDE EL PAIS VASCO!
    A LUTA CONTINUA!
    mANTXO

    ResponderExcluir