quinta-feira, 29 de março de 2012

Jimmy Dludlu – Echoes from the Past


Echoes from the Past, o álbum inicial de Jimmy Dludlu, aparecido em 1997, estabeleceu um novo padrão para a composição da música em Moçambique. Definiu claramente o subgénero que em Moçambique é conhecido como Afro-Jazz. Elevou o trato da guitarra para um nível nunca antes experimentado em terras moçambicanas. E mostrou que a música instrumental – a música de Jimmy Dludlu é basicamente instrumental – podia ser apelativa e comercial no mercado musical moçambicano.

Depois de Echoes from the Past, para o bem e para o mal, os temas e títulos imaginários e abstractos tomaram de assalto o universo dos guitarristas e a própria música moçambicana – passou a ser comum temas e títulos sobre o sonho, a viagem, a dimensão, o equilíbrio, o ponto de vista, etc.

Antes de Echoes from the Past, já se podia encontrar o Afro-Jazz nas músicas de artistas como Hortêncio Langa e João Cabaço, mas não tão claramente e de maneira nítida como apareceu neste álbum. Em Moçambique, Echoes from the Past é que definiu e popularizou o género.

Jimmy Dludlu, com o álbum, rompeu com a maneira como todos guitarristas moçambicanos antes dele tocavam e trouxe um estilo original, poderoso, monstruoso, superior. Foi uma evolução tremenda; por isso, não tardou que muitos álbuns de guitarristas ou bandas baseadas em guitarristas inundassem o mercado discográfico moçambicano.
Fora as revoluções que introduziu, Echoes from the Past é um grande álbum. O olhar triste e introspectivo que paira sobre “Zavala” desagua no groove e força de “Motherland” com seu final latino, encontra par na melancolia de “Linda” e revive na beleza de “Malala”, um tema vivo, com Groove funk e variação Ska. A tocante colaboração com Judith Sephuma, em “Thula”, não fica atrás e “Nolwazi” também é impressionante. “African Dimensions” é vibrante e excitante e África no seu melhor. “Rosa Mali” soa à música da América Latina, tem uma linha de baixo que lembra os Parliament de Mothership Connection e ainda consegue ser fortemente africana.

Os momentos baixos do álbum são aqueles em Jimmy Dludlu descai mais para o Jazz – como na música que dá título ao álbum e em “War and Starvation”. Mr. Dludlu e mais forte quando está apegado ao Afro.

Echoes from the Past dá-nos o genial Mr. Dludlu secundado por  grandes executantes – Fana Zulu, Lucas Khumalo, Frank Paco, Mark Goliath, John Hassan, Tony Paco – e oferece-nos um conjunto de músicas impressionante. 15 anos passados sobre o seu lançamento, o álbum continua a impressionar, e continuará por muitos anos.

por Niosta Cossa

Nenhum comentário:

Postar um comentário