Se o melhor álbum de Thomas Chauke não for Bangi Situlu (Shimatsatsa Vol. 17), concerteza é Xidudla Kedibone (Shimatsatsa Vol. 25).
Xidudla Kedibone chega com Thomas Chauke totalmente definido sonoramente e ainda assim é surpreendente. As Shinyori Sisters – Conny Chauke, Ethel Chauke, Lucia Chauke, Evah Chauke e Florance Chauke – mantêm-se no seu (elevado) nível, perfeitas e cativantes. A guitarra de Thomas Chauke, o baixo de Thomas Mathonsi e a banda continuam em forma. O que mudou, para este álbum, foram as composições.
As músicas, em Xidudla Kedibone, estão mais secas, graves, entre a dança e a introspecção. As próprias melodias são mais melancólicas, alienadas – principalmente em “Macheleni”, “U Ta Dya Yini”, “Matiphina”, “Tidolla” e “Khombo”. Até mesmo as músicas concebidas para serem bem-humoradas – como “Haholova”, “Kedibone”, “Madyisa” e “Mafemani” – estão imbuídas de um humor perverso, triste, ressentido.
É um álbum negro, sinistro e desesperado, melancólico e alienado. É também uma obra-prima revigorante e reconfortante, por detrás de toda melancolia que transporta. É Magika no seu melhor, como em poucos álbuns se encontra.
por Niosta Cossa
http://www.mediafire.com/?a6fm6b13chrln8c
amigo Felicito neste blog incrível e eu encorajo-vos a continuar publicando esses álbuns maravilhosos desses soudafricanos fenomenais artistas se possível gostaria de compartilhar música com você, se você pode limpar o meu convite com todo o respeito que você merece Eu sou da Colômbia e tenho bom material Africano música e, claro, se você me deixar compartilhar com você se esposible'll está aguardando a sua aprovação e felicito saudações campeão novamente .... afrobacana@hotmail.com
ResponderExcluirWadys, obrigado pelo comentário. E, gostaria, sim, de receber o material que tens. Aqui está o meu e-mail: niostacossa@hotmail.com. Podes enviar o material para este e-mail.
ExcluirAntecipadamente te agradeço.
Com amizade, Niosta Cossa.